Banner Halloween
Fantasias Meninas
Fantasias Adulto Feminina
Maquiagens e Tintas
Fantasias Meninos
Fantasias Adulto Masculino
Máscaras
Lembrancinhas
Eletrônicos
Chapéus, Perucas e Tiaras
Adereços e Acessórios
Guloseimas
Descartáveis
Decoração

Halloween - 31 de Outubro


O Halloween é uma comemoração de origem irlandesa que é celebrada em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão, Nova Zelândia, Austrália e Suécia.

O Halloween, ou Dia das Bruxas, como é comumente chamado no Brasil, é comemorado na noite de 31 de outubro. A palavra Halloween é uma abreviatura de All Hallows' Evening ou All Hallows' Eve (noite de todos os Santos). Apesar de ser uma comemoração de origem irlandesa, também é celebrada em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão, Nova Zelândia, Austrália e Suécia.

Os imigrantes irlandeses e escoceses levaram versões dessa tradição à América do Norte no século XIX . Outros países ocidentais adotaram o feriado no final do século XX. Em razão da grande influência da cultura norte-americana, atualmente muitos outros países estão aderindo às tradições desse feriado.


Abóbora esculpida para a noite de Halloween.



Atividades tradicionais do Halloween


Existem algumas atividades tradicionais feitas nesse dia, como pular fogueira, fazer escultura em abóbora, decorar a casa com artefatos assustadores, trajar fantasias horripilantes e, principalmente, ir de casa em casa pedindo doces – essa última é bastante conhecida pela frase “doces ou travessuras?” (trick or treat?).


O “trick or treat” é uma brincadeira exclusiva para crianças, que vão completamente fantasiadas por todas as casas da vizinhança pedindo doces. Caso o proprietário não lhes dê nada, elas fazem alguma brincadeira com ele, pregando peças ou assustando.


Outra atividade também muito conhecida e feita não só pelas crianças, mas também e, principalmente, pelos adultos, é fantasiar-se! Os trajes de halloween são muito concorridos nas lojas de fantasias e, se quem deseja fantasiar-se não fizer reserva de seu modelo antecipadamente, corre grandes riscos de ficar sem.



História do Halloween


A história do Halloween começou com os celtas, povos que viveram há 2.000 anos na área que hoje corresponde à Irlanda, Reino Unido e norte da França. Naquela época, o ano novo era comemorado no dia primeiro de novembro, que era também o dia que marcava o final do verão e da colheita, iniciando-se, então, o frio marcante do inverno que se seguia.


Os povos celtas acreditavam que na noite antes do ano novo, que, no caso, seria o dia 31 de outubro, abria-se uma fronteira entre o mundo dos mortos e dos vivos, o que permitia aos mortos retornar à Terra. Nessa noite, era comemorado o Samhain, conhecido como Festa dos Mortos. Os celtas acreditavam que esse período sombrio era propício para a comunicação com seus ancestrais e para fazer previsões sobre o futuro de seu povo.


Com o passar do tempo, as motivações que deram início a esse feriado foram perdendo sentido, já que as crenças e costumes dos povos que foram surgindo depois dos celtas eram bem diferentes. Assim, uma versão americana começou a surgir para o Halloween, agora comemorado com cunho mais de brincadeira, em um momento em os vizinhos compartilham histórias de terror, cantam, dançam, fantasiam-se, saem de casa em casa pedindo comida, entre outras atividades típicas já mencionadas.


Algo significante aconteceu em 1800, quando os Estados Unidos resolverem moldar o Halloween, tornando-o em um feriado sobre comunidade e vizinhança, confraternizações, brincadeiras de fantasmas e bruxaria. Com o passar dos anos, realizar festas de Halloween para crianças e adultos tornou-se a maneira mais comum para celebrar esse dia. Em virtude dessas iniciativas e esforços de todos para manter esse feriado, o Halloween perdeu grande parte de suas crenças religiosas e suas superstições.


As cores principais do Halloween são o preto e laranja, que vem da origem celta. Eles acreditavam que a cor preta representava a morte, e a laranja era o reflexo da colheita do outono.


Fantasias, Adereços e Decorações Assustadoras e Divertidas.